Nota de esclarecimento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Estação!
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Estação
esclarece para a população que não existem casos de raiva em nossa cidade.
A orientação sobre os cuidados contra a raiva humana é meramente educativa e preventiva. Pois, se uma pessoa sofrer agressão por um mamífero, a exemplo de gato, cachorro, morcego ou outro animal silvestre, deve imediatamente lavar o local da ferida com água e sabão e buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
A vacinação anual de cães, gatos e bovinos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.
No caso de bovinos, os produtores rurais devem ficar atentos a sinais suspeitos em seus animais como mordeduras que possam ter ocorrido e sinais nervosos em seus animais. Nunca tocar em animais silvestres diretamente (como macacos, gambás, morcegos e roedores), principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.
Ao manuseá-los deve-se utilizar uma luva – comunicar a Unidade Básica de Saúde ou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Salientamos que nenhum animal deve ser abatido pois essa prática constitui crime Ambiental passível de multa e reclusão. Todos os animais silvestres exercem sua função biológica na natureza, os morcegos por exemplo são responsáveis pela polinização e dispersão de sementes.