DOENÇAS AVIÁRIAS SÃO PAUTA EM REUNIÃO COM PREFEITO

Reuniram-se na semana passada no gabinete do Prefeito, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente Solano, a médica veterinária Ingrid, e o representante de criadores de aves comerciais de Estação, Clarimar Bressan, onde conversaram sobre ações para prevenção de doenças aviárias, como o Tifo e a Influenza responsáveis por grandes perdas na produção. A equipe decidiu traçar alguns planos e começar uma campanha de conscientização para a população, entre outros assuntos abordados na pauta.
.
📣 Saiba mais sobre as doenças:
👉 O Tifo aviário é o nome dado a uma doença causada pelas bactérias do gênero Salmonella, as quais também são responsáveis por oferecer riscos à saúde dos animais – mais das aves – e gerar grandes prejuízos aos produtores. Gera também grande preocupação por afetar o desempenho na produção de ovos e alto índice de mortalidade.
👉 Já a influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres e, ocasionalmente, mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos, bem como o homem. A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é considerada uma doença de alto risco para aves quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos. No dia 15 de maio de 2023, foi detectada pela primeira vez em território nacional a influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1), diagnosticada em aves silvestres. Até o momento, são 24 focos confirmados em aves silvestres nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
 
Fique atento!

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: