A Importância da Robótica na Educação Infantil e a Iniciativa do Senac Erechim em parceria com os municípios de Estação e Barão de Cotegipe
Em um mundo cada vez mais tecnológico, preparar as crianças para o futuro significa oferecer uma educação que ultrapassa as disciplinas tradicionais. A introdução da robótica nas séries iniciais surge como uma estratégia inovadora e poderosa, proporcionando um aprendizado dinâmico e abrangente, tornando natural a evolução do desenvolvimento das habilidades das crianças nesse novo mundo em constante transformação tecnológica. Ao construir, programar e interagir com o mundo da robótica os alunos desenvolvem habilidades fundamentais para um convívio natural que melhorará sua vida social, acadêmica e posteriormente profissional.
Ao unir conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática – as áreas STEM – a robótica incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade. Esses projetos vão muito além de atividades práticas; eles oferecem oportunidades para que as crianças aprendam a identificar e resolver problemas, pensar logicamente, criar soluções, testar hipóteses e ajustar o que não funciona. Esse processo ensina a encarar o erro não como um fator de frustração, mas como parte natural e essencial do aprendizado.
Além de proporcionar um entendimento inicial da programação, que está cada vez mais presente em diversas profissões, a robótica também fortalece habilidades interpessoais, como o trabalho em equipe e a comunicação. Em um ambiente colaborativo, onde os alunos buscam soluções e superam desafios, eles aprendem a ouvir, respeitar opiniões diferentes e construir ideias em conjunto. Isso contribui significativamente para a formação de cidadãos participativos e conscientes.
O impacto positivo da robótica transcende a sala de aula. O aprendizado se torna mais concreto e próximo da realidade, mostrando como conceitos teóricos ganham vida e se aplicam a situações do dia a dia. Essa abordagem gera maior engajamento e uma conexão significativa com o conteúdo, aumentando a motivação dos estudantes.
Investir na robótica desde cedo é, portanto, uma maneira de preparar as crianças para os desafios e oportunidades do futuro. Mais do que formar especialistas em tecnologia, a robótica nas séries iniciais forma indivíduos criativos, críticos e colaborativos, preparados para contribuir de maneira significativa para a sociedade.
A Iniciativa do Senac Erechim
Atento às novas demandas educacionais e tecnológicas, o Senac Erechim vem transformando a realidade de comunidades nos municípios de Estação e Barão de Cotegipe ao levar aulas de robótica aos estudantes do ensino fundamental. Essa iniciativa aproxima crianças e adolescentes da tecnologia, proporcionando uma experiência prática e envolvente que integra ciência, matemática e criatividade.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurélio Castelli (Estação)
Desde o início de 2023, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurélio Castelli têm a oportunidade de participar das oficinas de Inicialização à Robótica e Informática, conduzidas pela professora Ana Paula Pase. As atividades acontecem semanalmente, com um planejamento pedagógico que atende às diferentes faixas etárias.
Alessandra Esberci, Diretora da Escola: “As aulas de informática e robótica agregaram de forma significativa à aprendizagem das crianças, pois desenvolvem habilidades técnicas e cognitivas que refletem em diversas áreas do aprendizado. Além disso, tornam-se um método pedagógico dinâmico e lúdico, onde os alunos colocam a mão na massa, criando e aplicando conhecimentos de maneira prazerosa. As aulas de robótica incentivam a busca por soluções de problemas, estimulando o raciocínio lógico, o pensamento crítico e o desenvolvimento cognitivo.”
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Rosa (Barão de Cotegipe)
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Rosa, a oficina de Cultura Digital e Inicialização à Robótica é ministrada pelo professor Hercio Menegotto Ferraro Neto desde o início de 2023. As atividades, realizadas uma vez por semana, proporcionam aos estudantes do primeiro ao quarto ano uma aprendizagem significativa por meio da tecnologia.
Durante a Segunda Mostra do Conhecimento do Ensino Fundamental, realizada em 1º de novembro de 2024, os estudantes apresentaram temas e pesquisas desenvolvidos ao longo do ano letivo, impressionando a comunidade escolar.
Adriane Scarmignani, Diretora da Escola: “O conhecimento é poder e, quando compartilhamos, crescemos juntos. Nossa equipe é comprometida, e o sucesso da Mostra aumenta a cada ano. Estamos muito felizes com os resultados e com a participação da comunidade.”
Benefícios e Impacto do Projeto
O projeto de robótica do Senac Erechim é cuidadosamente planejado para integrar a tecnologia ao cotidiano dos alunos. As atividades acontecem nas próprias Escolas municipais, com os profissionais e recursos que o Senac Erechim disponibiliza. Além dos educadores e corpo técnico das Escolas dos municípios, o Senac mantém professores qualificados nos processos técnicos e pedagógicos, apoiados por duas Pedagogas que acompanham a evolução e os resultados, bem como tratam situações e oportunidades de melhorias nos processos e situações de aprendizagem. As aulas são projetadas para:
- Estimular o raciocínio lógico e o pensamento crítico;
- Desenvolver habilidades tecnológicas e interpessoais, como trabalho em equipe e comunicação;
- Proporcionar uma integração gradativa, responsável e planejada no mundo da tecnologia;
- Integrar práticas pedagógicas alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac (MPS);
- Aumentar o engajamento escolar e a motivação para os estudos.
Além de despertar o interesse dos estudantes por carreiras em STEM, o projeto amplia o acesso à tecnologia em cidades menores, promovendo o desenvolvimento educacional e social das comunidades.
O diretor do Senac Erechim, Leandro Bianchi, celebra o progresso do projeto e ressalta a importância da parceria com os municípios envolvidos. Para ele, as administrações públicas que investem de forma consciente, planejada e estruturada em iniciativas como essa demonstram visão de futuro e compromisso com o desenvolvimento educacional, promovendo uma evolução gradual e significativa no processo de aprendizado e na transformação das comunidades.