A Secretaria Municipal de Educação está proporcionando uma formação para as serventes municipais com a instrutora do SENAR – Marinez Demarco – em parceria com o Sindicato Rural de Getúlio Vargas, tendo como tema principal: “A produção de alimentos a base de arroz e derivados”.
O curso está sendo realizado nas dependências da Escola Aurélio Castelli e visa atender a nova resolução Nº 06/2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. O PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar / nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.
Essa formação, busca, também, ampliar o conhecimento das serventes no que diz respeito as preparações que têm como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, de modo a respeitar as necessidades nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar local, a sustentabilidade, a sazonalidade e a diversificação agrícola da região. Amplia, ainda, os conhecimentos para que seja possível efetivar os cardápios das escolas municipais que são adaptados para atender aos estudantes diagnosticados com necessidades alimentares especiais tais como doença celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares, dentre outras.
Conforme a nutricionista da Secretaria de Educação, Fabiele Witschinski, se buscou esse conhecimento a mais pelas exigências legais que são ampliadas e modificadas constantemente e, também, para aprender novas preparações que visem ofertar um cardápio mais variado, nutritivo e saudável no âmbito escolar, promovendo crescimento e desenvolvimento de acordo com cada criança.